A América Latina é uma das regiões mais promissoras do mundo, principalmente para o mercado de Venture Capital. Após mais de dois anos de pandemia, o ecossistema de startups passou por diversas transformações e o salto da digitalização persistiu além das linhas de tendência globais na região.
E ainda que 2021 tenha trazido um boom atípico no número de deals e valuations, a região continua prosperando - 2022 foi o segundo melhor ano da história para a América Latina.
Analisamos e separamos os desafios, oportunidades e tendências dos três segmentos que mais vêm chamando a atenção dos investidores nos últimos anos: Fintech, E-commerce e SaaS.
Fintechs
Com mais de 1.000 players na América Latina, o segmento tem sido fundamental para impulsionar a evolução de VC na região. Em 2021, as fintechs captaram um recorde de US$ 12,9 bilhões.
Oportunidades
O crescimento do setor na região continuará a ser impulsionado por: Open Banking, migração para bancos digitais, Embedded Finance, digitalização de pagamentos, mudança para investimentos de alto rendimento, adoção de criptomoedas, inovação sobre a infraestrutura financeira existente e M&A.
Desafios
Ambiente regulatório defasado, falta de confiança dos consumidores em parceiros financeiros, pool escasso de talentos, preocupações com segurança de dados, crescente inflação e taxas de juros.
Top Trends
Digital Banking;
Digital Lending;
Pagamentos & Remessas;
Investimentos & Wealthtech;
Finanças Pessoais & Educação.
E-COMMERCE
O mercado Latino Americano de e-commerce foi o que mais cresceu no mundo em 2020, com crescimento de 37%. O setor tem constantes inovações moldando o seu futuro, como estratégias omnichannel, inteligência artificial, programas de fidelização de clientes, VoiceCommerce, customizações e o recurso de personal shopper.
Oportunidades
A região apresenta grandes oportunidades, pois abriga uma grande
população de consumidores jovens e atingiu um alto nível de penetração
da Internet comparável aos mercados desenvolvidos.
Desafios
Experiência local para entender complexidades únicas, desafios logísticos, alta inflação e desvalorização da moeda, desafios de financiamento e pagamento, e dificuldades de expansão para novos países.
Top Trends
Mobile First;
Digitalização de pagamentos;
Aceleração de e-commerce cross - borders;
Crescimento de bens digitais;
Social Commerce.
SAAS
O investimento total em startups SaaS na América Latina atingiu mais de US$ 2 bilhões em 2021, um crescimento de 7x em um ano (comparado a 2020) e 100x desde 2013.
Oportunidades
As principais oportunidades para empresas SaaS da América Latina são: investir em verticalização e regionalização, focar no segmento SMB e construir um ecossistema local robusto.
Desafios
Concorrência competitiva, global e madura; quantidade de capital necessária para escalar; e a contínua guerra por talentos, acentuada pela pandemia.
Top Trends
SaaS market size crescendo com CAGR de 24%;
Crescimento de 50% de gastos e uso de produtos SaaS por empresa;
SaaS waste dobrando ano a ano;
Empresas produzindo mais de 30% de seus apps anualmente;
80% das principais empresas globais de SaaS ainda estão sediadas nos EUA.