top of page
Artboard 34titles.png

Top 3 Startups Segments in LATAM

A América Latina é uma das regiões mais promissoras do mundo, principalmente para o mercado de Venture Capital. Após mais de dois anos de pandemia, o ecossistema de startups passou por diversas transformações e o salto da digitalização persistiu além das linhas de tendência globais na região.


E ainda que 2021 tenha trazido um boom atípico no número de deals e valuations, a região continua prosperando - 2022 foi o segundo melhor ano da história para a América Latina.


Analisamos e separamos os desafios, oportunidades e tendências dos três segmentos que mais vêm chamando a atenção dos investidores nos últimos anos: Fintech, E-commerce e SaaS.


Fintechs


Com mais de 1.000 players na América Latina, o segmento tem sido fundamental para impulsionar a evolução de VC na região. Em 2021, as fintechs captaram um recorde de US$ 12,9 bilhões.


Oportunidades


O crescimento do setor na região continuará a ser impulsionado por: Open Banking, migração para bancos digitais, Embedded Finance, digitalização de pagamentos, mudança para investimentos de alto rendimento, adoção de criptomoedas, inovação sobre a infraestrutura financeira existente e M&A.


Desafios


Ambiente regulatório defasado, falta de confiança dos consumidores em parceiros financeiros, pool escasso de talentos, preocupações com segurança de dados, crescente inflação e taxas de juros.


Top Trends


  • Digital Banking;


  • Digital Lending;


  • Pagamentos & Remessas;


  • Investimentos & Wealthtech;


  • Finanças Pessoais & Educação.


 


E-COMMERCE


O mercado Latino Americano de e-commerce foi o que mais cresceu no mundo em 2020, com crescimento de 37%. O setor tem constantes inovações moldando o seu futuro, como estratégias omnichannel, inteligência artificial, programas de fidelização de clientes, VoiceCommerce, customizações e o recurso de personal shopper.


Oportunidades


A região apresenta grandes oportunidades, pois abriga uma grande

população de consumidores jovens e atingiu um alto nível de penetração

da Internet comparável aos mercados desenvolvidos.


Desafios


Experiência local para entender complexidades únicas, desafios logísticos, alta inflação e desvalorização da moeda, desafios de financiamento e pagamento, e dificuldades de expansão para novos países.


Top Trends


  • Mobile First;


  • Digitalização de pagamentos;


  • Aceleração de e-commerce cross - borders;


  • Crescimento de bens digitais;


  • Social Commerce.


 

SAAS


O investimento total em startups SaaS na América Latina atingiu mais de US$ 2 bilhões em 2021, um crescimento de 7x em um ano (comparado a 2020) e 100x desde 2013.


Oportunidades


As principais oportunidades para empresas SaaS da América Latina são: investir em verticalização e regionalização, focar no segmento SMB e construir um ecossistema local robusto.


Desafios


Concorrência competitiva, global e madura; quantidade de capital necessária para escalar; e a contínua guerra por talentos, acentuada pela pandemia.


Top Trends


  • SaaS market size crescendo com CAGR de 24%;


  • Crescimento de 50% de gastos e uso de produtos SaaS por empresa;


  • SaaS waste dobrando ano a ano;


  • Empresas produzindo mais de 30% de seus apps anualmente;


  • 80% das principais empresas globais de SaaS ainda estão sediadas nos EUA.

bottom of page