top of page
Artboard 34titles.png

Desafios Equity Story

THE PROBLEM


Por que ouvimos frequentemente de investidores que a narrativa é chave em captação e M&A? O que muda neste cenário volátil do mercado de capitais? Quais são os componentes chave de uma boa equity story?


Listamos algumas dicas para ajudar o empreendedor nesse processo:


Mercado de Capitais


Maior exigência em fundamentos requer uma mudança de foco para crescimento sustentável;


Velocidade


Ritmo das transformações tecnológicas torna rapidamente a história de ontem ultrapassada;


Valuation


Deveria ser mais uma consequência da história de futuro e uma ferramenta para a captação;


Investidores


Não faltam recursos, faltam boas histórias.


KEY COMPONENTS


Os componentes de uma boa história dependem do entendimento das necessidades do investidor e de boas evidências de qualidade na execução.


First thing first


Inicie com sua visão e fast facts: capture a atenção e mostre valor nos primeiros argumentos;


Uniqueness


A história é sua, torne-a única. Existem ótimos benchmarks para ajudar nesta construção – Perfect Pitch;


Honesty


Seja ousado, mas sincero: não se pode vender valor exponencial com base em crescimento de apenas um dígito. Transforme fragilidades da história em projetos prioritários;


Strategy


Qual o diferencial da sua empresa? Porque ela será bem sucedida? Tecnologia, Produto, Canais, Equipe...?;


Openness


As melhores empresas foram rejeitadas por investidores dezenas de vezes: esteja aberto para repensar a história, mas confie na sua estratégia.


IBM'S CASE


Há anos a IBM buscou relevância em Cloud, mas não conseguiu reconhecimento. Suas ofertas, a aquisição da Red Hat e a contabilização de Managed Services junto com Cloud tornou sua história questionável na comparação com players, como AWS. Mesmo com receitas expressivas em “Hybrid Cloud” o valuation da companhia não se transformou.



Hybrid Cloud (IBM) & Cloud Revenues (AWS)




KEEP IN MIND


  • Reunir evidências contundentes das capabilities e números de uma empresa requer sempre mais tempo do que parece. Se a história não tiver fortes evidências, melhor adiar o roadshow;


  • Teste sua narrativa com investidores próximos e críticos para refinar a equity story;


  • Pesquise benchmarks globais: tanto valuation quanto business models e atividades. Isso pode antecipar problemas na equity story e torna-la mais comparável com as histórias de sucesso em outras geografias;


  • O cenário de “exit” muda constantemente: qual a probabilidade da companhia captar a próxima rodada? Há comparáveis que captaram recentemente no Brasil ou exterior? Em que esses elementos contribuem para a sua equity story?;


  • Growth is essential but “Cash is (always was) King!"

bottom of page