THE PROBLEM
Por que ouvimos frequentemente de investidores que a narrativa é chave em captação e M&A? O que muda neste cenário volátil do mercado de capitais? Quais são os componentes chave de uma boa equity story?
Listamos algumas dicas para ajudar o empreendedor nesse processo:
Mercado de Capitais
Maior exigência em fundamentos requer uma mudança de foco para crescimento sustentável;
Velocidade
Ritmo das transformações tecnológicas torna rapidamente a história de ontem ultrapassada;
Valuation
Deveria ser mais uma consequência da história de futuro e uma ferramenta para a captação;
Investidores
Não faltam recursos, faltam boas histórias.
KEY COMPONENTS
Os componentes de uma boa história dependem do entendimento das necessidades do investidor e de boas evidências de qualidade na execução.
First thing first
Inicie com sua visão e fast facts: capture a atenção e mostre valor nos primeiros argumentos;
Uniqueness
A história é sua, torne-a única. Existem ótimos benchmarks para ajudar nesta construção – Perfect Pitch;
Honesty
Seja ousado, mas sincero: não se pode vender valor exponencial com base em crescimento de apenas um dígito. Transforme fragilidades da história em projetos prioritários;
Strategy
Qual o diferencial da sua empresa? Porque ela será bem sucedida? Tecnologia, Produto, Canais, Equipe...?;
Openness
As melhores empresas foram rejeitadas por investidores dezenas de vezes: esteja aberto para repensar a história, mas confie na sua estratégia.
IBM'S CASE
Há anos a IBM buscou relevância em Cloud, mas não conseguiu reconhecimento. Suas ofertas, a aquisição da Red Hat e a contabilização de Managed Services junto com Cloud tornou sua história questionável na comparação com players, como AWS. Mesmo com receitas expressivas em “Hybrid Cloud” o valuation da companhia não se transformou.
Hybrid Cloud (IBM) & Cloud Revenues (AWS)
KEEP IN MIND
Reunir evidências contundentes das capabilities e números de uma empresa requer sempre mais tempo do que parece. Se a história não tiver fortes evidências, melhor adiar o roadshow;
Teste sua narrativa com investidores próximos e críticos para refinar a equity story;
Pesquise benchmarks globais: tanto valuation quanto business models e atividades. Isso pode antecipar problemas na equity story e torna-la mais comparável com as histórias de sucesso em outras geografias;
O cenário de “exit” muda constantemente: qual a probabilidade da companhia captar a próxima rodada? Há comparáveis que captaram recentemente no Brasil ou exterior? Em que esses elementos contribuem para a sua equity story?;
Growth is essential but “Cash is (always was) King!"
Commentaires