O relatório da CB Insights divulgado ontem confirmou as expectativas de forte ajuste de valuations e a resiliência do early stage.
Globalmente, os valuations de empresas privadas de tecnologia saíram das altas infladas do início de 2022 e voltaram para valores mais próximos do histórico no último trimestre do ano.
O aumento das taxas de juros, a volatilidade nas bolsas de valores e a dificuldade de fazer IPOs afetaram as empresas privadas de tecnologia em 2022. No último trimestre, os valuations das startups late e mid stage apresentaram as piores quedas: uma possível explicação é que esse tipo de investidor é mais sensível às mudanças no mercado aberto enquanto investidores early stage avaliam um horizonte mais longo.
Principais conclusões do cenário de valuation de tecnologia em 2022:
Valuations no late e mid stage caíram significativamente no quarto trimestre, registrando quedas de 24% a 50% Q4 21 x Q4 22;
Valuations no early stage mostraram resiliência surpreendente, chegando inclusive a aumentar 3% Q4 21 x Q4 22;
Nos Estados Unidos, 44% dos deals late stage em 2022 (e 50% no Q4 22) foram fechados com senioridade ou estruturas de pagamento em tranches — o que representa um aumento em relação aos dois anos anteriores;
O volume global de negócios no late stage em 2022 caiu 36% ano contra ano, recuando para os níveis vistos em 2019 e 2020.