top of page
Logos DealMaker 2023_Logo Branco.png

MINDSET DE LIQUIDEZ: O PERFIL DOS NOVOS FOUNDERS

  • Foto do escritor: Fernanda Bezerril
    Fernanda Bezerril
  • 25 de nov.
  • 1 min de leitura

Atualizado: há 6 horas

A nova geração de founders brasileiros está aprendendo que liquidez não é o fim, é uma alavanca. Em 2025, 63% dos empreendedores de alto crescimento já viveram um evento de liquidez, segundo a Endeavor.


A liquidez deixou de ser tabu e virou ferramenta de estratégia, especialmente via venda secundária (58,7%) e M&A (36%).


O infográfico "LIQUIDITY MINDSET: Founders Profile" (Mentalidade de Liquidez: Perfil dos Fundadores) apresenta um diagrama em formato de leque que mapeia empresas notáveis por seus caminhos de liquidez de fundadores. As empresas listadas são agrupadas em quatro categorias principais. A seção de M&A SELLER (Vendedor de Fusões e Aquisições) inclui beleza na web, ifood, Poit Energia, RD STATION, pismo, FORTBRASIL, 99 e GRINGO. Na categoria IPO US (Oferta Pública Inicial nos EUA), estão Stone, arco, VTEX, xp e NU. As empresas listadas em IPO BR (Oferta Pública Inicial no Brasil) são méliuz, brisanet, ClearSale e locaweb. Por fim, a seção de PARTIAL LIQUIDITY (Liquidez Parcial) apresenta alice, QI TECH, Creditas, Contabilizei, omie, MB e EBANX. A fonte do estudo é a Endeavor.

• Founders estão mudando a forma como veem liquidez: não mais como “venda” do negócio, mas como reorganização de risco e incentivo.


• Liquidez parcial permite ao founder reinvestir, diversificar e continuar liderando com mais clareza financeira.


• A cultura de founder liquidity aproxima o Brasil de ecossistemas mais maduros (EUA, Israel, Reino Unido).


Para muitos, o objetivo não é “vender tudo”, mas equilibrar risco e capitalizar novos ciclos, um sinal claro de amadurecimento do ecossistema.





Por DealMaker Insights | DealMaker

bottom of page