Cloud Value - Mesmo antes da correção dos mercados já se esperava que ações de Cloud Computing seriam mais resilientes.
Apesar da queda de mais de 52% no NASDAQ Emerging cloud entre o pico em novembro de 21 e setembro de 22, ainda vemos um crescimento de mais de 30% se considerarmos como data inicial o ponto mais baixo no índice no início da pandemia (março de 20).
Observando as empresas mais valiosas, mesmo após fortes ajustes vemos os múltiplos de valor de mercado por receita anual em níveis ainda muito altos: na nossa amostra vemos empresas com modelos de negócio SaaS, com forte crescimento, recompensados com múltiplos entre 26x da Snowflake e 18x da Datadog, o que acreditamos ser em parte um reconhecimento do potencial de crescimento futuro e da qualidade dessas companhias, e, ao mesmo tempo, uma escassez de alocação de capital que ainda cria algumas distorções.
No Brasil, temos um ecossistema Cloud muito baseado em serviços de tecnologia com mão de obra especializada e poucos negócios com modelos de negócio em produtos e plataformas SaaS. Contudo, temos enorme demanda e muitas empresas grandes e médias convertendo sua infraestrutura e serviços para nuvem.
Acreditamos que há aqui, como lá fora, grandes oportunidades para plataformas de controle de custos Cloud, Cloud Security, Monitoring, entre outras, que podem aproveitar a demanda local mas também desenvolver seus produtos e acelerar crescimento com vistas ao mercado global.
Comentários