top of page
Logos DealMaker 2023_Logo Branco.png

O POTENCIAL DA TECNOLOGIA NA AMÉRICA LATINA

  • Foto do escritor: Fernanda Bezerril
    Fernanda Bezerril
  • 25 de set.
  • 1 min de leitura

Apesar do avanço da digitalização, a participação das empresas de tecnologia no PIB da América Latina ainda é muito baixa, cerca de 3%, contra 19% na China e mas de 80% nos Estados Unidos.


Esse dado expõe um gap estutural. Se a região alcançar níveis globais de penetração digital, o valor de mercado do setor poderia crescer até US$ 4,5 trilhões apenas no Brasil. 


O infográfico intitulado "LATIN AMERICA TECH VALUE CREATION" (Criação de Valor em Tecnologia na América Latina) apresenta um gráfico de bolhas que compara o valor de mercado de tecnologia (Tech Market Cap) como porcentagem do Produto Interno Bruto (PIB) em diferentes regiões e países, além de mostrar seu potencial de crescimento (Catch-up Potential). Os valores são apresentados em trilhões (Trillion) ou bilhões (Billion) de dólares americanos (US$). A data de referência é Q2-2025.  Comparação do Valor de Mercado (Tech Market Cap as % of GPD): As quatro maiores bolhas, que representam a porcentagem do PIB, mostram:  U.S (Estados Unidos): 82.4%  CHINA (China): 19.9%  INDIA (Índia): 18.9%  BRAZIL (Brasil): 3.5%  LATAM (América Latina): 3.1%  Potencial de Crescimento (Catch-up Potential): As bolhas para o Brasil e a América Latina (LATAM) mostram anéis concêntricos que indicam o potencial de aumento de valor, representando o "catch-up potential" (potencial de alcance) se atingissem os níveis de outros países:  BRAZIL mostra anéis que correspondem a: +$1.58T (Trilhões de dólares), +$330B (Bilhões de dólares) e +$310B (Bilhões de dólares).  LATAM mostra anéis que correspondem a: +$4.56T (Trilhões de dólares), +$967B (Bilhões de dólares) e +$910B (Bilhões de dólares). A fonte dos dados é creditada como Atlantico

Para que esse potêncil seja atingido, será essencial fortalecer a infraestrutura digital e ampliar o acesso, criar um ambiente regulatório favorável à inovação, e estimular a escala internacional das empresas locais. 


O impacto desse movimento seria profundo: aumento da competitividade, maior atrações de investimentos e geração de empregos qualificados. Um horizonte que reforça a importância de estratégias de longo-prazo para empresas e investidores.


O POTENCIAL DA TECNOLOGIA NA AMÉRICA LATINA



Por DealMaker Insights | DealMaker

bottom of page