top of page
Logos DealMaker 2023_Logo Branco.png

RANKING DOS PAÍSES MAIS PREPARADOS PARA A ERA DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

  • Foto do escritor: Fernanda Bezerril
    Fernanda Bezerril
  • 9 de abr.
  • 1 min de leitura

Atualizado: 1 de ago.

A inteligência artificial deve transformar profundamente a economia global — impactando desde o mercado de trabalho até infraestrutura digital e cadeias de suprimento. Segundo o FMI, 40% dos empregos no mundo estão expostos à IA, com impactos que variam de país para país.


O AI Preparedness Index do FMI avaliou 174 países com base em quatro pilares: infraestrutura digital, capital humano, inovação tecnológica e estrutura legal.


Mapa-múndi com destaque para os países mais preparados para a inteligência artificial, segundo o "AI Preparedness Index" do FMI. Os 10 primeiros colocados são indicados com círculos numerados, liderados por Singapura, seguida por Dinamarca, Estados Unidos, Holanda e outros. O mapa usa uma escala de cores do azul ao verde para representar níveis de preparação.

Singapura aparece no topo do ranking mundial, após investir em estratégias nacionais de IA, ferramentas públicas seguras e na rápida capacitação da sua força de trabalho — hoje, a mais ágil do mundo na adoção de habilidades em IA, segundo o LinkedIn.


Já a Europa se destaca como bloco, com metade dos países do top 10. Nações como Dinamarca, Países Baixos e Estônia são apontadas pela McKinsey como “digital front-runners”, impulsionadas por infraestrutura avançada, políticas públicas robustas e uma adoção empresarial acelerada de IA.





Por DealMaker Insights | DealMaker

bottom of page