top of page
Artboard 34titles.png

M&A Tech | Perspectivas para 2023 e 2024

A onda de fusões e aquisições que se esperava como resultado de fortes ajustes no mercado de capitais desde abril de 2022 não veio e provavelmente não virá. Ao mesmo tempo em que essa convicção é compartilhada por muitos, não há indicadores definitivos que expliquem de alguma forma esse fenômeno. A expectativa por um alto volume de transações faz sentido ao considerarmos os muitos anos de mercado com alta disponibilidade de capital e a priorização de crescimento ao invés de fundamentos e o tamanho do ajuste na liquidez e juros altos a partir de 2022. O que explicaria essa resposta contraintuitiva do mercado e o que podemos esperar para 2023 e 2024?

 

Queda relevante no volume de transações:


Comparativamente, o número de transações de M&A, Private Equity e Venture Capital da América Latina no quarto trimestre de 2022 não foi muito diferente do primeiro trimestre de 2021, de acordo com a TTR Data, com uma diferença de apenas 12 transações.

Porém, vemos que o volume financeiro dessas transações veio diminuindo significativamente a partir do 4ºQ2021, mas - salvo a abrupta queda no 1º Q2021 - sem grande descontinuidade. Ou seja, ao longo de 2022 já se sabia que viria um aperto relevante no mercado de capitais. Em suma, empresas e operadores de mercado tiveram algum tempo para se preparar para o cenário atual.




Em paralelo, os investimentos de Growth Equity, Late Stage e Early Stage Venture Capital caíram abruptamente de 2021 para 2022. Sabemos que nos últimos anos a população de startups se multiplicou intensamente e com esses números é óbvio que muitas delas que esperavam ou precisavam captar para continuar a sua jornada não vão ser bem-sucedidas, pelo simples fato de que há muito menos capital disponível...



...e em um contexto em que a perspectiva de saída e retorno de liquidez para os investidores diminuiu de forma ainda mais dramática, na comparação com os anos anteriores a 2022:




Dry powder represado:


O montante de recursos de Venture Capital continuou aumentando e terminou 2022....




Commenti


bottom of page